5- Curriculum Vitae & Carta de Apresentação

Uma das peças mais importantes do Marketing Pessoal é o Curriculum Vitae, também conhecido como Resumo Pessoal.

É uma etapa decisiva, sendo de fundamental importância saber como elaborar um curriculum vitae da forma correta.

Ele nunca deve ser enviado sozinho. Deve estar sempre acompanhado de uma carta de apresentação ou e-mail, onde deve colocar algumas frases que sensibilizem o entrevistador.

Não se deve colocar uma série de informações como RG, Título de Eleitor e outras informações desnecessárias nesse momento. Elas só ocupam espaço.

Há que ser breve e resumir suas aptidões e qualificações. Procure usar, se possível, apenas o espaço equivalente a uma, apenas uma folha de papel A4.

Por outro lado, não se deve colocar um leque muito grande de aptidões porque, também, o desqualificam. Por exemplo, se um candidato quer trabalhar num hotel, não deveria colocar que pode ser garçon, recepcionista ou manobrista. Cada atividade tem seu grau de conhecimento.

O entrevistador, se a vaga for para garçon, vai preferir o candidato que tiver experiência declarada, explicita.

Agora é possível publicar um curriculum no YouTube e no lugar da sua foto, colocar o curriculum. Isto vai fazer a diferença. O entrevistador, imediatamente, vai reconhecer a capacitação do candidato, porque não é tão fácil fazer um vídeo pessoal.

No Canal Rh, também, é possível se hospedar, sem custos, um vídeo currículum. Veja, clicando no link abaixo da imagem a orientação da consultora Claúdia Monari, muito bem feito de Como Fazer um Curriculum:



Querendo hospedar seu curriculum no Canal Rh, veja no link abaixo a orientação Tutorial Passo a Passo e, Perguntas Frequentes:



Veja no último vídeo, abaixo, na tela azul, a inovação que a Unilever fez ao pedir vídeos sobre a vida pessoal dos trainees que serão admitidos para trabalhar em 2010.

O vídeo abaixo pode ser incluído no lugar de uma foto, dentro de um formulário padrão de curriculum vitae.



Veja o modelo do Formulário Padrão a seguir, que pode ser acessado pelo link da coluna direita:



Veja abaixo os vídeos que coletamos na internet, inclusive um especial  do sr. Alvino Klose que mostrou como fez sua séria de vídeos curriculuns.

Clicando-se na "Seta Central", apontada para o lado direito, dentro de um globo, assiste-se o vídeo no seu tamanho pequeno, neste blog.

Querendo assistí-lo na tela inteira de seu monitor, clique na palavra "Full Screen". Nesta hipótese, os comandos estão no centro inferior da tela. Para assistir clique em: "Ver". Para retornar clique em "Tela Pequena" ou use sua tecla "Esc".



A seguir veja os vídeos selecionados sobre Carta ou e-Mail de Apresentação, clicando em: Formas de Cartas Acompanhando Curriculuns