4- Comportamento Pessoal

Por que quando se tira uma fotografia, geralmente, sorrimos?

Existe uma enorme diferença entre falar com um sorriso e falar sem ele.  Algumas pessoas falam com uma expressão de rosto sério, como se estivessem bravos ou com dor, enquanto outros falam com um sorriso, expressando alegria.

Com qual pessoa você preferiria falar? A que expressa um sorriso ou a que expressa uma indisposição? Uma pode estar indicando: - Não gosto de você. A outra - Gosto de Você.

Além de transmitir alegria, possivelmente, indicando que está gostando de falar com você,  a pessoa que sorri tem sempre uma expressão fisionômica mais bonita, agradável. Independentemente de ser ou não.

Portanto, geralmente, sorrimos ao tirarmos uma foto, por desejarmos "sair bem nela", como se diz na linguagem popular.

Preste atenção nos atores das novelas. Se o personagem dele precisa demonstrar simpatia, bom humor, estará sempre com um sorriso em sua fisionomia. Mas, se o personagem representar o contrário, estará carrancudo, expressão antipática.

Por natureza, para atingir o sucesso e fazer marketing pessoal deve-se, sempre, estar otimista, olhar nos olhos do interlocutor ou entrevistador, sabendo dosar um aperto de mão.

Estas, são ações que devem estar entre outros gestos que fazem parte do dia a dia do nosso comportamento, devendo estar presente, também, numa entrevista de emprego.

Você já cumprimentou uma pessoa que tem um aperto de mão mole? Não foi desagradável?

Todos os sentimentos de  uma pessoa são expressos através do seu corpo, ou seja, dos seus gestos. O assunto é tão sério que existe um livro muito consultado, cujo título é: "O Corpo Fala". Discorre sobre a linguagem dos sinais.

Imagine um candidato bocejar durante uma entrevista. Que análise o entrevistador poderá fazer do candidato?

A linguagem do corpo é subliminar. Ou seja, é uma maneira silenciosa e não-verbal das pessoas comunicarem, inconscientemente, o que estão realmente pensando.

Estes gestos, assim como a posição dos olhos, expressam o que, verdadeiramente está acontecendo na cabeça do entrevistado.

Um entrevistador experiente, com toda certeza, sabe identificar todo o comportamento do candidato, que já deverá estar mais nervoso pela entrevista em si.

O que torna a linguagem não-verbal complexa é que ela deve ser considerada dentro do contexto da situação entre os interlocutores.

Nesta aula queremos indicar o comportamento do interessado em fazer marketing pessoal, por exemplo numa entrevista.

Peguemos, como exemplo, um candidato que esteja de braços cruzados quando conversa com o entrevistador. O que isso significa?

Tim Connor, presidente do Connor Resource Group, um dos especilistas em comportamento humano, identifica algumas regras básicas, amplamente aceitas, dos tipos comuns de comportamento. Veja algumas:

Defesa / Negação

- Corpo rígido
- Braços / pernas cruzados fortemente
- Contato visual reduzido
- Lábios contraídos
- Cabeça baixa, com queixo sobre o peito
- Punhos cerrados
- Dedos entrelaçados sobre braços cruzados
- Jogar-se para trás na cadeira

Abertura

- Mãos abertas
- Tirar o casaco, paletó
- Aproximar-se
- Inclinar-se para a frente
- Descruzar as pernas
- Braços cruzados suavemente sobre as pernas

Entusiasmo

- Pequenos sorrisos ou risadas
- Corpo firme e ereto
- Mãos abertas, braços estendidos, olhos alertas
- Voz bem modulada e com energia

Nervosismo

- Limpar a garganta
- Morder (lábios, unha, dedo, etc.)
- Cobrir a boca quando fala
- Puxar o lóbulo da orelha
- Abrir os olhos
- Caretas
- Contorcer mãos ou lábios
- Boca entreaberta
- Brincar com objetos
- Ficar trocando o peso de uma perna para a outra (quando em pé)
- Tamborilar dedos
- Ficar mexendo o pé

Veja, abaixo, os vídeos que coletamos na internet.

Clicando-se na "Seta Central", apontada para o lado direito, dentro de um globo, assiste-se o vídeo no seu tamanho pequeno, neste blog.

Querendo assistí-lo na tela inteira de seu monitor, clique na palavra "Full Screen". Nesta hipótese, os comandos estão no centro inferior da tela. Para assistir clique em: "Ver". Para retornar clique em "Tela Pequena" ou use sua tecla "Esc".