18- Meio Ambiente

O Meio Ambiente faz parte da nossa vida, de forma tão intensa e natural, que não percebemos a sua importância, em tudo que nos cerca e que faz parte de nós, a começar pelo ar que respiramos.

É um setor de imensas oportunidades para se fazer marketing pessoal e conquistar oportunidades de trabalho.

Você ficaria sem tomar água um dia inteiro? Beberia água suja? Ficaria sem respirar quantos minutos?

Todas as empresas precisam se adequar às normas da ISO 14.000 que legisla em prol da preservação do solo, da água, do ar, da flora e fauna, não permitindo a sua contaminação.

Em outras palavras, mais de 100.000 organizações, no país, precisam de serviços relacionados ao Meio Ambiente. Em dezembro de 2009 menos de 200 empresas tinham certificados registrados no INMETRO!

Todos nós temos visto que o intervalo de tempo entre os acidentes climáticos como as chuvas em excesso que provocam enchentes, vendavais que destroem casas e plantações, vêm se reduzindo com o passar dos anos.

Ou seja, 10, 20 ou 30 anos atrás, não aconteciam com a freqüência que acontecem hoje, com a impermeabilização do solo das grandes cidades e a poluição constante de automóveis e motos, assim como um desleixo completo em relação ao lixo urbano.

Como você faz com seu lixo pessoal? E na sua casa? Ele é separado para a necessária reciclagem? O óleo de cozinha é despejado na pia?

O resultado é a perda de vidas e o patrimônio de milhares e milhares de pessoas, principalmente as de baixa renda, que têm dificuldade em repor seus bens.

O pior, ainda, é que o menos favorecido sempre habita em lugares impróprios, como beira de rios e lugares passíveis de inundação.

Isso tudo provoca o aquecimento solar, aumento da temperatura e novas fortes chuvas com as suas eternas consequencias.

Para isso, temos a proposição da Escola Virtual do Meio Ambiente, com cursos on line, gratuitos, onde todos podem aprender a usar melhor os recursos naturais.




A agência ambiental norte america EPA - Environmental Protection Agency tem uma equipe com mais de 17.000 pessoas cuidando do assunto, começando pelas crianças com o Club de Crianças, o que pode ser visto abaixo, que fará parte da Escola Virtual do Meio Ambiente:



Os professores devem ser treinados, assim como os jovens. Há cursos para todas as etapas, dos seus ciclos, que vão do primeiro grau até o nível universitário.



No Brasil, muito tem que ser feito junto aos empresários e instituições de ensino, residindo no meio ambiente grandes oportunidades de trabalho e carreira.

Assista mais informações nos vídeos selecionados: